A vida e outras fantasias

1.5M ratings
277k ratings

See, that’s what the app is perfect for.

Sounds perfect Wahhhh, I don’t wanna

Etapa 4 - Registro da obra

O livro foi revisado, preparado, diagramado e tem uma bela capa. Bora publicar? NÃO 🧐. Ainda falta um passo antes da publicação: registrar a obra.

Keep reading

livro livros autor nacional dicas de publicação dicas da ananda publicação independente publicação lua vermelha publicação ananda registro autoral isbn registro de isbn ficha catalográfica um passeio pela publicação independente
egbraga-deactivated20231222
evelyngbraga

.meu livro: O Começo

Meu livro sequer tinha nome quando comecei a trabalhar no design da capa. Sendo sincera, não tinha nem mesmo história direito. Havia uma ideia e um desejo de escrever. Apenas. E foi contrariando expectativas, o universo e as leis da física que nasceu minha maior aventura batizada como Crônicas e Cartas para o Céu.

No entanto, meu primogênito tristemente fracassou. Não por falta de esforços ou bloqueio criativo, mas devido a uma tentativa de passar a carroça na frente dos bois — fato que seria menos trágico se não houvesse tantos carroceiros-escritores péssimos como eu. Ocorre que muitos de nós caímos no canto da sereia e começamos a edificação do livro pela capa, menosprezando roteiros e pormenores desinteressantes. Isso porque a capa dá um vislumbre imediato de como a história será. Sobretudo, dá um rosto para chamar de “minha obra” e uma sensação de ânimo súbita, fazendo com que o propósito da história representado ali seja quase tangível. 

Porém, um livro é independente. Por mais que você tente podá-lo, ele crescerá e se mostrará diferente do planejamento ainda que nos detalhes mais sutis. Será único e irreverente. E não há o que comentar para livros que crescem ao ar livre com sol e adubo abundantes, esses serão uma surpresa até mesmo para o próprio escritor. Nesse sentido, uma capa pensada num determinado momento dificilmente trará identidade para a obra finalizada. 

Contudo, há escritores e escritores, cada qual com sua maneira de escrever. Pessoalmente, apesar da cilada tentadora e justamente pelo efeito que ela causa, acredito ser muito importante se pensar uma capa logo nos primeiros passos dessa extensa jornada. Mas com ênfase no plural. Há diversos passos importantes, sendo que o roteiro e os pormenores desinteressantes são necessários ainda que se feitos com pouca atenção e capricho. É a noção de partida e de chegada que nos oferece a segurança narrativa ausente no conjunto da obra, representado nesse caso pela capa. E esse foi meu erro, ter me baseado apenas na capa para construir minha história. 

Aprendi com Crônicas e Cartas para o Céu a importância da capa como fonte de ânimo e também a importância de se ter um planejamento e uma noção de caminho a ser percorrido. Foi o meu primeiro fracasso, mas considero de todos aquele que me ensinou a essência fundamental no exercício da escrita, perseverança. 

image
image

Nessa semana, finalmente chegou o meu dia de vacinar! 🎉

E uma coisa que me chamou a atenção foi em como a vacinação virou um evento comemorativo — como terminar a escola ou conseguir um emprego (ou até um aniversário, porque “o grande dia chegou!”).

Não só isso, esse evento me deu a ideia de contar um pouco sobre como funciona a vacinação no “mundo futurístico” de Lua vermelha.

Os leitores já devem conhecer o code: um chip instalado em todas as pessoas, responsável pelo diagnóstico, recuperação e controle de outras funções fisiológicas.

O code foi ganhando funções com o passar dos anos, mas a primeira — a razão de sua criação — foi conter pandemias que aconteciam simultaneamente e ameaçavam os humanos de extinção.

Conectado à internet e utilizando “ingredientes” da comida sintética oferecida às pessoas, o code recebe, em uma atualização, a “receita” para combater um novo vírus e a utiliza quando é necessário criar os anticorpos.

Explicando de uma forma bem simples, funciona de maneira parecida com a tecnologia de RNA mensageiro utilizada pela Pfizer, porém, ao invés de uma vacina, tudo acontece pela transmissão do code, o que permite que toda a população do mundo seja imunizada em questão de minutos 😮

A continuação de Lua vermelha abordará várias outras funcionalidades do code e como afetam a vida dos personagens, além de deixar mais nítido o que significa ser um uncoded.

Mas… como não temos uma imunização em escala global de forma instantânea, dependemos da colaboração de todos para a vacinação e controle do vírus… Então, se também chegou o seu grande dia… bora vacinar? 💉

vacinação vacinasim vacinação covid bora vacinar lua vermelha

Etapa 3 - Diagramação (livro físico)

Agora que o seu texto retornou da revisão, é hora da diagramação!

Desta vez eu não contratei um profissional e fiz a diagramação do meu livro, portanto, não trarei aqui o preço médio de um diagramador, mas darei dicas para fazer uma diagramação bem simples.

Keep reading

livro livros autor nacional dicas de publicação dicas da ananda publicação independente publicação lua vermelha publicação ananda diagramação um passeio pela publicação independente
egbraga-deactivated20231222
evelyngbraga

.tema 0: Personagem e Ambientação | Mulan, 2020

Ver, pensar e concluir é um processo contínuo e um caminho para nos aprimorar. Nesse sentido, uma obra vista com cuidado nos ajuda a escrever melhor, pois o questionamento inicia a reflexão crítica a respeito daquilo que estamos consumindo de modo que possamos também aplicar ao que escrevemos. 

E quando falo em obra, refiro-me ao termo genérico. Afinal, como escritores, não precisamos nos ater apenas a livros, certo? 

Sejam todos bem-vindos ao primeiro post do .tema 0, série de análise. E o assunto de hoje é Mulan, 2020. Isso mesmo, o filme. Trouxe essa obra pois ela se difere tanto da animação que muitos de nós conhecemos, mas também dos filmes com os quais estamos acostumados. Exatamente por isso, é perfeita para analisar personagem e ambientação em suas diversas nuances — e, claro, fazendo uma crítica a como isso é feito. 

Ficou curioso?

Segue o fio!

Sumário

0.0.: Sinopse
0.1.: Diferenças
0.2.: Ambientação
0.3.: Interação
0.4.: Foco
0.5.: Crítica

[ A T E N Ç Ã O ] O artigo contém spoilers a respeito do filme. 

image

Continuar lendo

Etapa 2 - Capa (e marcadores)

Então, seu texto agora está em revisão. Enquanto isso, que tal definir a capa?

O mesmo conselho que dei no post anterior sobre “caçar” profissionais cabe aqui também. Escolhi minha capista com base em um concurso internacional de capas no Wattpad (que ela venceu) e encontrá-la foi fácil, pois ela também participava dos mesmos grupos do Facebook que eu.

Na época, meu objetivo era apenas ter o e-book do livro, portanto a capa foi feita com as configurações de um e-book.

Mais tarde, quando implantaram na minha cabeça a ideia de fazer a versão impressa do livro, pedi a ajuda de um amigo para “expandir” a arte da capa e alterar as configurações para um livro físico.

Keep reading

livro livros autor nacional dicas de publicação dicas da ananda publicação independente publicação lua vermelha publicação ananda capa de livro um passeio pela publicação independente

Etapa 1 - Revisão, Leitura Crítica e Copidesque

Seguindo minha promessa de falar sobre o processo de publicação independente, vamos começar com o que considero ser o primeiro passo depois que a sua obra foi finalizada: procurar um profissional para aprontar seu texto para a publicação.

Keep reading

livro livros autor nacional dicas de publicação dicas da ananda publicação independente publicação lua vermelha publicação ananda revisão leitura crítica copidesque um passeio pela publicação independente

Um passeio pela publicação independente

Agora que o processo de publicação do meu livro foi finalizado, estou planejando alguns posts para contar sobre cada detalhe, opções e escolhas que fiz ao longo do caminho. Da capa até as plataformas de autopublicação, pretendo falar sobre cada item que considero essencial para a publicação e que talvez possa ajudar outros autores.

livro livros autor nacional dicas de publicação dicas da ananda publicação independente publicação ananda publicação lua vermelha um passeio pela publicação independente

Como conseguir terminar um livro?

Nos grupos de autores em redes sociais — e rodinhas de conhecidos —, vejo que uma das maiores dificuldades está em terminar de escrever um livro. Então resolvi, hoje, destrinchar alguns dos motivos por que isso acontece e algumas dicas específicas que funcionam comigo (técnicas e dicas existem aos milhares, mas cada um precisa descobrir o que funciona para si).

Começarei com o surgimento da ideia do livro. Quando a ideia da obra “aparece”, geralmente vem acompanhada de uma ou mais cenas específicas. Já conheci diversos autores que têm uma ânsia em chegar logo a essas cenas e, quando chegam, param de escrever. A ânsia pela escrita se apaga, a vontade de continuar míngua enquanto o bloqueio criativo aumenta e, depois de tentativas frustadas de continuar, o autor desiste da obra.

Por que isso acontece? Aqui vem minha resposta de psicologia barata: porque eles já atingiram o objetivo. Iniciaram a obra com o ânimo de mostrar uma cena e, depois que mostraram, por qual motivo continuariam?

Então vamos à primeira dica: não faça a escrita do seu livro ser uma corrida para uma cena. Pense em outras cenas posteriores e anteriores (caso a “cena de surgimento da ideia” não seja no começo da história). O que eu faço para “descobrir” novas cenas: escuto músicas e tento encaixá-las no contexto da história. Mas você pode encontrar sua própria fonte de inspiração, que pode vir de livros e filmes/séries do mesmo gênero da sua obra, jogos, lazer e até de tarefas domésticas (quem nunca teve uma ideia enquanto lavava a louça? 🤣).

Keep reading

escrita escrita criativa dicas de escrita dica de escrita Escritores escrever como escrever um livro escrita criativa online tutorial de escrita ananda gron dicas da ananda